Translate

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Relaxe no Banho: Banhos Aromáticos!


Brasileiro que é brasileiro gosta de um bom banho! E não apenas um ao dia! Costume adquirido dos povos indígenas, o banho tem como objetivo a higiene pessoal, além de relaxamento, tratamentos musculares ou estéticos.

Nas antigas civilizações, egípcios, gregos e romanos também eram grandes apreciadores de banhos, que podiam ser realizados publicamente ou dentro de casa. Em Roma, eram muito comuns as discussões políticas e sociais dentro das termas. O povo judeu também usava de banhos especiais, Ester e as outras candidatas a casar com o Rei Assuero, diz a Bíblia no livro de Ester capítulo 2 versículo 12, receberam tratamento com óleo de mirra por 6 meses. Um verdadeiro e longo dia de noiva!

O Japão é outro país com o hábito do banho incorporado ao dia-a-dia, o que tornou popular o uso dos ofurôs – os banhos de imersão em banheiras com água muito quente até a altura dos ombros. Toda casa mais tradicional possui um ofurô e uma pequena sala de banho, onde é realizada a assepsia antes do banho de imersão com uma pequena ducha. Todos tomam o banho de ofurô na mesma água, a começar pelo pai, seguido pelo filho homem, a mãe e a filha mulher. E posteriormente a água ainda é reaproveitada, como por exemplo, para lavagem de roupa!

Mas nem todos povos apreciam um bom banho! Infelizmente, teve época em que a Igreja Católica proibiu a prática do banho, que acreditava “amolecer” a alma! Os banhos só foram retomados como medida de prevenção de doenças e higiene pessoal depois de muitas mortes por conta justamente da falta de higiene! Ainda hoje em países europeus como França, Inglaterra e Portugal, o banho não é uma prática freqüente!

A adição de ingredientes no banho também é coisa antiga, como pétalas de flores – hoje há agrotóxicos nas plantações de flores, o que torna inviável seu uso no banho, a não ser de cultivo próprio ou orgânico. Já o uso de óleos essenciais, além de seguro, é bastante simples e acessível! Pode-se também adicionar ervas e sais e tornar o banho uma prática ao mesmo tempo terapêutica e prazerosa!




        
Um banho pode ser simplesmente relaxante para nosso estresse do dia-a-dia! Há diversas combinações para esta finalidade, como, por exemplo: 2 gotas de óleo essencial de ylang ylang, 5 gotas de óleo essencial de laranja e 3 gotas de óleo essencial de lavanda. Ou 2 gotas de óleo essencial de patchouli, 3 gotas de óleo essencial de manjericão e 5 gotas de óleo essencial de patchouli. Sempre diluindo em uma pequena colher de sobremesa de óleo vegetal de maracujá ou outro óleo vegetal a escolha.
        
Já um banho para dores musculares e reumáticas, o banho é de grande valia, aliviando e relaxando a musculatura e, se realizado com freqüência, pode melhorar e muito a qualidade de vida. São necessários óleos essenciais com propriedades analgésicas e antiinflamatórias. Uma boa receita é 2 gotas de óleo essencial de camomila, 3 gotas de óleo essencial de lavandim e 3 gotas de óleo essencial de manjerona, em uma colher de sopa de óleo vegetal de arnica ou canela.
        
Para quem quer imitar Cleópatra e preparar um banho afrodisíaco, pode “apimentar” este hábito tão prosaico adicionando 2 gotas de óleo essencial de cardamomo, 2 gotas de óleo essencial de ylang-ylang e 5 gotas de óleo essencial de sândalo amiris diluídos em uma colher de sopa de óleo vegetal de amêndoas.
        
Em momentos em que é preciso um estímulo a mais, uma revigorada, podemos preparar um banho “levantador” de alto astral, misturando 2 gotas de óleo essencial de capim limão (nunca mais do que 2 gotas pois este óleo é muito forte na pele!), 3 gotas de óleo essencial de grapefruit e 3 gotas de óleo essencial de cipreste em uma colher de sobremesa de óleo vegetal de maracujá.
        
Preparar banhos aromáticos já é por si só um prazer na escolha dos óleos, podendo-se fazer combinações próprias e de acordo com o que se pretende para o momento. O cuidado que temos que ter é se a pessoa possui pele sensível, devendo-se reduzir as quantidades de óleos a metade. Outro cuidado é com a pressão arterial baixa e neste caso, devemos manter uma temperatura mais próxima do corpo, para evitar tontura. Para quem vai realizar banhos em casas de banho, clínicas terapêuticas ou estéticas, o mais indicado é se profissionalizar, possibilitando criar centenas de misturas aromáticas levando-se em consideração a pressão arterial, condições de pele, gravidez e outras condições de saúde!
        
Ademais, o banho é uma prática extremamente saudável e relaxante, e pode ser o momento ideal para se desfazer das tensões do dia-a-dia!

Texto indicado e cedido por Beatriz Yoshimura, Aromaterapeuta pelo Tisserand Institute, Diretora da Aromalife, fundadora e diretora da Aromaflora, ex-colunista da Nextel (Programa Você em Equilíbrio).

2 comentários: