Translate

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Esfoliantes Caseiros



A esfoliação da pele do corpo é muito importante para uma tez saudável. Além de retirar as células mortas e desobstruir os poros (fazendo uma limpeza mais profunda),  a esfoliação uniformiza a cor, diminui a oleosidade, elimina a aspereza (ideal para joelhos, pés e cotovelos); ela também atenua manchas e aparecimento de acnes, remove pêlos encravados, previne celulites, devolve a luminosidade e a maciez, além de deixar a pele lisinha, sedosa e preparada para tratamentos estéticos ou hidratação! A esfoliação está para a pele como o anti-resíduos está para os cabelos: ela tira o produto acumulado que não sai em lavagens comuns e dá espaço para produtos de hidratação penetrarem novamente. Pra quem usa hidratante sempre após o banho é essencial fazer o procedimento. Já fiz várias esfoliações caseiras e escrevi aqui algumas que gostei bastante: 

Esfoliação para o corpo I
Ingredientes:
- Açúcar
- Óleo de amêndoas

Esfoliação para o corpo II
Ingredientes:
- Sal marinho
- Creme hidratante corporal
- Óleo corporal

Esfoliação para o corpo III
Ingredientes:
- Óleo de amêndoas
- Açúcar cristal
- Mel (o mel é excelente pois hidrata demais, pode abusar!)
- Um pouquinho de água para tirar a textura do mel.

Esfoliação para o corpo IV 
Ingredientes:
- Açúcar
- Sal
- Azeite
- Sabonete líquido

Esfoliante para o corpo V
Ingredientes:
- Meio mamão (machucado com garfo)
- Açúcar cristal


Esfoliante para o corpo VI
Ingredientes:
- Fubá (ou aveia)
- Mel

Modo de preparo:
A quantidade varia de acordo com o seu tamanho, pode usar o olhômetro que não tem erro! Misture os ingrediente em um recipiente. Evite recipientes de alumínio. Depois de higienizar a pele, aplique a mistura fazendo movimentos circulares e suaves, para não arranhar a pele.  Repita no mínimo de quinze em quinze dias. Após a esfoliação aplique um hidratante (é essencial). Evite o sol até um dia após a esfoliação, caso não possa evitar, use protetor solar e procure sombras, rs.

Todos os ingredientes são fáceis de encontrar em casa mesmo e, ainda que você não tenha, eles são super acessíveis!

Dica 1: Não faço esfoliação com limão pois ele pode queimar a pele se exposto ao sol (fitofotomelanose), mesmo lavando corre o risco de ficar resíduos que se expostos ao sol mancham a pele.


Dica 2: Para quem for à praia: brinque bastante na areia! Por conter sais minerais, a areia da praia além de esfoliar estimula a circulação, e quanto maior a circulação, mais sangue (oxigênio e nutrientes) chegam à pele!
Não esqueça o protetor solar!

Bjsss!

2 comentários:

  1. Gostei das dicas bem simples. Vou tentar fazer, agora eu achei que o esfoliante numero 5 fica melhor para mim, pois tenho uma pele oleosa, e tenho que evitar óleos.

    fabi penellope
    Blog: fabypenellope.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fabi! Com mel também não fica oleoso e hidrata bem! :D Você vai gostar...

      Beijos!

      Excluir