Translate

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Fragrâncias para dias quentes

Falar de país tropical no post anterior me remeteu ao verão, estação que estamos no momento no Brasil. Daí veio a vontade de falar sobre fragrância pro verão e sobre como escolher a ideal. Li umas coisas bem interessantes que será super útil deixar registrado.  Este post ajudará a entender um pouco sobre fragrâncias pro calor que tem nomenclatura francesa, mas não é uma classificação profissional, e sim, fruto de uma pesquisa que fiz. Aqui vai um resumo das "Eaux", apesar de acreditar que a maioria sabe, vale lembrar, eau significa água em francês. 




Eau d'été

A tradução literal seria água de verão;  recomendado para o uso de dia. Foi pensando no calor do verão e no fato das pessoas abandonarem seus perfumes nessa estação que criaram essas edições mais frescas e leves. Elas podem ser (da mais suave pra mais forte):

Eau Fraiche (Eau Lègére): sua principal característica é a baixa concentração de álcool (varia entre 1 e 5%). São edições mais leves e mais frescas das famosas fragrâncias. Um Eau Fraiche tem seu equivalente mais forte, seu Eau de Parfum, por exemplo; o Eau Fraiche tem concentração de perfume entre 1 e 3%.

Eau de Cologne (EDC): algumas marcas atenuam a fragrância do Eau de Parfum e lançam como Eau de Cologne também. Porém uma Colônia pode não ter seu equivalente mais concentrado. Há colônias que são famosíssimas, marcas que são clássicas e só trabalham com colônias. A concentração de perfume de uma colônia é um pouco mais forte que a de um Eau Fraiche, fica em torno de 4 à 6%.

Eau de Toilette (EDT): Concentração de perfume de 7 à 11%. São mais voláteis e menos caros que os Eau de Parfum. A essência é a mesma mas pode haver alterações nas notas de saída, pra torná-lo menos forte, isso pode alterar um pouco o perfume mas nada que o descaracterize.

Eau Parfumée: não confundir com Eau de Parfum. São as águas perfumadas, lançadas por algumas marcas. Algumas vezes vem nomeado somente com o "Eau" + nome da essência ou nome da essência + Eau Parfumée.


Essas são as "águas de verão", indicadas para um período quente. Quem já colocou um Eau de Parfum no calor sabe o quão desconfortável um bom perfume pode se tornar. Hierarquicamente, de maior intensidade de perfume pra menor, vem o Absolut, Concrète, Parfum, Eau de Parfum (EDP) e finalmente as Eaux d'été. Eles variam de intensidade de acordo com a concentração de óleo perfumado e de álcool.

Ainda tem o Body Splash, que é um desodorante suave, vem em embalagens pulverizadoras pra dar mais refrescância na aplicação, excelente pra levar na bolsa em dias quentes...


Pra ilustrar vou deixar meu cheiro de verão preferido, ganhei de presente da mamãe uma vez, queria usá-lo novamente, mas acho tão caro... Falta coragem e dinheiro, rs.
Enfim, ele é uma belezura!




Bom, é isso!
Deixo a música Summertime,
Por Ella Fitzgerald... clique aqui.
Bjsss!!!

Fontes:


4 comentários:

  1. Dolce & Gabbana Light blue... Meu perfume favorito, não vivo sem ele!!!

    ResponderExcluir
  2. Puxa! Estou impressionada com a qualidade de seus posts!!!
    O Light Blue tem alguns primos pobres, q podem substitui-lo:
    I Love Love - Moschino, My Voyage - Nautica, Dior Addict 2 Eau Fraiche - Dior, são alguns q vc pode encontrar com preço mais em conta sem perder a essência leve e alegre do D&G.
    Bjoks s2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Manô, obrigada!!! Eu sabia do I Love Love, mas ele custa quase o mesmo do Light Blue... dizem ser praticamente igual, né? O Dior Addict 2 já usei, uma delícia! Quanto ao outro que você indicou, não conheço, vou atrás! Obrigada pelas indicações! E que bom que você gostou dos posts :D
      Bjs!

      Excluir